sábado, 16 de fevereiro de 2013

#003 - Livro: A Menina do Vale




Uma das minhas últimas aquisições foi um livro de Empreendedorismo, com o tema A Menina do Vale de Bel Pesce. Confesso que foi uma compra de impulso – não tive nenhuma indicação do livro, mas vagamente me lembrava da capa. Devo simplesmente ter visto a imagem do livro em alguma revista.
 
Acredito que, o que fisgou minha atenção, foi o fato do livro ter sido escrito por uma mulher, ou melhor por “uma menina”, como o próprio livro intitula. A proposta do tema, a identidade gráfica e até mesmo as cores do livro me deixaram atraída e curiosa.
 
Comprei o livro em Campinas na Fnac e cheguei em casa duas horas depois. Rapidamente me organizei para iniciar minha “sessão bem-estar”. Abri a embalagem da livraria, peguei o livro (para quem não gosta de ler, ele é bem atrativo tem apenas 158 páginas), folhei rapidamente as páginas, achei uma caneta para minhas anotações e comecei a me inteirar das palavras e da experiência relatada pela autora.
 
Bel Pesce é realmente muito inspiradora. É brasileira, tem apenas 24 anos e está lá: em Palo Alto – Califórnia, vivendo bem ali no Vale do Silício, onde concentram as mega empresas de tecnologia. Bel representa muito daquilo que no passado eu queria ser quando crescesse. Estudou no MIT (Massachussetts Institute of Technology), trabalhou no Google e na Microsoft, fez cursos de engenharia, administração, matemática e hoje está focada no mercado de startups (empresas de pequeno porte, recém-criadas, com ênfase na área de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, com otimização de custos e com um modelo de negócio sustentável).
 
No livro, Bel Pesce coloca de forma extremamente prática e humilde sua visão sobre o empreendedorismo. É sem dúvida uma leitura muito indicada para jovens que demonstram interesse em abrir seu próprio empreendimento ou mesmo para àqueles que querem ter uma orientação vocacional sobre carreiras profissionais.
 
Logo nas primeiras páginas a gente se depara com uma leitura contagiante, situações a princípio bem banais, mas pelo fato de me identificar com o assunto, cada capítulo foi me proporcionando uma sensação muito energizante.
 
Longe de conceitos técnicos, a leitura propicia conhecer com pragmatismo algumas atitudes empreendedoras, bem como a autora compartilha suas percepções quanto a exemplos de empreendedores de sucesso, livros que já leu, blogs que acessa e até mesmo músicas que a motivam.
 
O melhor de tudo é que o livro está disponível on-line e de forma gratuita. Na verdade, uma versão eletrônica do livro foi o embrião da edição impressa na qual eu adquiri.
 
Para fazer o download do livro, acesse: www.ameninadovale.com - a obra está licenciada sob Creative Commons.
 
E, para conhecer mais Bel Pesce acesse https://www.facebook.com/caderninhodabel. Além do livro, no Facebook a autora compartilha diversos vídeos sobre aprendizados do dia-a-dia. 
 
Fica a dica para jovens empreendedores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário