domingo, 6 de outubro de 2013

#008 Nordeste – Praia de Carneiros - parte II

De todos os lugares que conhecemos em Pernambuco o que mais retratou as belezas do Nordeste foi à praia de Carneiros. Se você for à Porto de Galinhas e não se programar para ir neste paraíso, se lamentará para o resto da vida.

Fomos conhecer o local em plena segunda-feira. Talvez tenha sido a segunda-feira mais linda da minha vida. A Praia de Carneiros fica em Tamandaré. Está a 113 km de Recife e uns 80 km de Porto de Galinhas. Adquirimos o passeio com a Lucky Receptivo que organiza os  pacotes turísticos.

Pensa em uma praia com areia branca, mar azul turquesa, uma linda orla de coqueiros ... e soma-se a isto águas tranqüilas e quentinhas (isto é um ponto forte do local, pois já tive oportunidade de conhecer algumas praias de Santa Catarina, mas não consegui ficar na água – acho que as correntes marítimas vinham da Patagônia – risos)!
 
Primeira visão da Praia de Carneiros


Passeio de charretes para as crianças - até o bichinho se protege do sol!

O melhor desta praia é que fica longe da especulação comercial dos ambulantes. No tempo em que ficamos ali apenas, um vendedor veio nos oferecer “colares com pedras preciosas”. O mais engraçado é que ele chegou falando em inglês (inglês com sotaque nordestino) e depois desculpou-se achando que éramos gringos... deve ser porque era o primeiro dia expostos ao sol e nossa cor ainda revelava um “bronzeado apático” branco feito leite... tipo Robert Pattison no filme da saga dos vampiros.

Navegamos pelas águas cristalinas de Carneiros por meio de um catamarã (um barco típico da região) e foi para mim um momento inesquecível, talvez o momento que mais pude sentir a cultura nordestina. Dei um jeitinho de sentar na proa do barco, com minha máquina fotográfica e ali tudo que eu olhava era lindo e encantador. Um céu azul refletido nas águas, uma faixa de coqueiro que demarcava toda a extensão da praia e águas cristalinas sendo cortadas pelo catamarã. Uma brisa gostosa aliviava o sol quente e músicas típicas eram tocadas, intensificando a energia boa daquele paraíso (a música que ouvia era de um cantor regional chamado Santana e a canção era Meu Cenário).
 
Orla de Carneiros!
 
Depois de um tempo na proa, precisei de sombra!

Passamos também pela igrejinha de São Benedito que foi construída no século XVIII. O nome Carneiros, segundo os guias turísticos é devido ao fato que o local era propriedade privada de uma família da região que tinha o sobrenome Carneiros. Segundo o que li por ai, a igreja continua sendo de propriedade particular e tem gente que chega a pagar R$ 12.000,00 para casar neste lugar inusitado. Se eu morasse por ali acho que iria com mais freqüência às missas, pois os degraus da igreja são a todo momento tocados pelas ondas do mar.
 
Igrejinha do século XVIII - R$ 12.000,00 para casar neste santuário!
 
Próximo ainda à igreja de São Benedito observamos no morro de Tamandaré um monumento que simboliza um momento histórico de 1654, onde travou-se a maior batalha entre portugueses e holandeses.
 

Morro de Tamandaré - monumento comemorativo da batalha de 1654 entre portugueses e holandeses

 
Outro atrativo natural são os poços de argila. No passeio de catamarã há parada obrigatória para quem quer comprovar os efeitos medicinais da lama que promete rejuvenescer a pele.
 
Poços de argila - promete rejuvenescer a pele: novas pernas - por favor!
 

Na praia de Carneiros ficamos na pousada que leva o mesmo nome e que também abriga o restaurante Arikindá. O melhor prato que comemos no nordeste foi nesta ocasião: um peixe grelhado, com arroz branco e uma salada que além dos ingredientes triviais trazia também pimentões amarelos e vermelhos... uma delícia!
 
Rico fugindo do sol no Restaurante Arikindá!
 
Comparando com os demais passeios, Carneiros tem a vantagem de ser um local longe da intervenção urbana, com paisagem que inclui até bancos de areia no alto mar. Lamentei por não ter ido ao lado leste da praia para conhecer as piscinas naturais, mas quem sabe isto um dia não será motivo para voltar!
 
 
 
 
Segunda-feira linda com trânsito!
 
Se quiser entrar na atmosfera do cenário de Pernambuco ouça a canção abaixo:
 
 
Está ai um lugar para você conhecer antes de morrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário